terça-feira, 11 de novembro de 2008

MP acusa HV

A FL publicou hoje uma matéria do repórter FC que fala de uma suposta fraude que está sendo denunciada pelo MP. Trata-se de um caso que envolve a aposentada HV, da SMAS. FC também fala de uns processos levados pela PDPP nos últimos meses, inclusive um que envolve o ex-funcionário da SF da PML, ALS.
***
Você entendeu alguma coisa? Não? Bom, vou traduzir: é um suposto golpe que o Ministério Público (MP) de Londrina está denunciando e que aconteceu entre maio de 1996 e julho de 1997 na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Uma matéria a respeito saiu hoje na “Folha de Londrina” (FL) e foi assinada pelo repórter Fábio Cavazotti (FC), que conta todo o caso e inclusive chegou a entrevistar os acusados, a aposentada HV (HV) e o ex-funcionário da Secretaria de Fazenda (SF), ALS (ALS).
***
Exageros meus à parte (como os do primeiro parágrafo desta nota), o fato é que a Folha preservou os nomes completos de HV e de ALS para viabilizar a matéria.
***
A narrativa da reportagem é interessante e bem informativa. Só me incomoda essa mania de “siglar” (colocar sigla) os nomes das pessoas envolvidas.
***
Se o intuito é preservar a imagem dos acusados sob o pretexto de que ainda não foram condenados, tudo bem, mas se é assim o jornal tem que fazer isso com todo mundo. Não deve preservar apenas os nomes dos suspeitos da elite.Como ficam, por exemplo, os acusados pé-rapados, do proletariado, que são detidos todos os dias pelo país afora e têm os seus nomes escrachados na TV, no rádio e nos jornais?
***
Eu entendo que muitas vezes a reportagem só consegue viabilizar a matéria se garantir o sigilo e o nome das fontes, mas então explique isso ao leitor. Não custa nada colocar uma ou duas linhas a mais no corpo da matéria para explicar que está se preservando o nome das pessoas por causa de questões legais, morais, éticas, por esse ou por aquele motivo. O leitor, como leigo, precisa ser informado sobre o que ele vai ler.

2 comentários:

Otônio disse...

Afinal, meu caro, quem é HV e quem é ALS?

Marcelino disse...

HV não é "Hospital Veterinário"... kkk. É Hilda (Joana Batistella) Viotti, que chegou a ser candidata a vereadora na eleição de 1996, quando fez 313 votos pelo PST.
ALS ainda não sei, mas quando souber a gente posta aqui.