domingo, 14 de dezembro de 2008

Concorrência virtual

Acompanhando a blogosfera de Londrina e do Brasil, vemos que a concorrência na área política e de “assuntos diversos” é grandiosa. Difícil encontrar blogues segmentados ou especializados.

***
Na área política, explica-se: os rotineiros escândalos morais, recheados de ações judiciais, são pretextos fortes para a existência de muitas pages pessoais. E quando, então, se trata de impugnações de candidaturas a prefeito...

***
Já os assuntos variados servem menos para aguçar a curiosidade dos internautas e mais para massagear o ego e o intelecto do próprio dono do site. O grande desafio para os mantenedores destes blogues é não caírem na vala comum e não se transformarem numa “central de fofocas”.

***
Entretanto, pelo que acompanho diariamente, as páginas mantidas por jornalistas profissionais têm sido redigidas de forma relativamente ética, o mesmo já não se vê naquelas dos pseudo-jornalistas – onde a mentira muitas vezes se torna verdade, e a verdade muitas vezes não tem valor algum.

***
Já os blogues de terceiros (não-jornalistas e não-pseudo-jornalistas) servem para extravasarem as opiniões de seus donos e são úteis somente quando produzidos sob critério eminentemente profissional.

Nenhum comentário: