quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Aprendendo na política

O intenso processo eleitoral para a escolha da nova mesa executiva da Câmara de Londrina, ocorrido na tarde-noite do dia 1º, foi uma verdadeira aula prática de jornalismo político. Nunca tantos jornalistas inexperientes, focas e outros iniciantes na profissão aprenderam tanto!
***
Uns, que se julgavam escolados, perceberam que ingenuamente prejulgaram e erraram nas previsões para a eleição do presidente da Casa. Outros, desavisados, sacaram tarde que a arte da política é muita vezes instantânea e não acontece de véspera. Um experimentado político já dizia que “a política é como as nuvens: vive mudando”.
***
Lembro dos comentários feitos por alguns colegas logo depois do pleito dos vereadores, em 6 de outubro, dando conta de que o retido Roberto Kanashiro (PSDB) seria “seguramente” o presidente do Legislativo local, em função de sua expressiva bagagem eleitoral (fez 5.069 votos, o segundo mais votado), do prestígio e de sua reserva moral.
Com 16 anos de janela política, sorri marotamente – embora eu, naquela ocasião, concordasse que o simpático “japa” seria, de fato, o nome ideal.
***
Depois, os então ingênuos confiaram na candidatura do Jairo Tamura (PSB), e, por fim, na eleição “certa” da Sandra Graça (PP)...
***
É o jogo da vida. E da inexata ciência política.
Acho que a lição foi bem aprendida pelos setoristas iniciantes. (A aula, seguramente, foi bem dada.)
-------------
FOTO: plenário da Câmara Municipal de Londrina. Fonte: Londrix.

7 comentários:

André Guimarães disse...

olá mudei o nome do meu blog se puder me rerecomendar por favor cancele aquela indicação e indique este endereço,

http://blogideiacerta.blogspot.com/

Marcelino disse...

Oi André.
Ok, já trocamos o nome.
Abraços!

Fábio Silveira disse...

Ô, Marcelino, não querendo colocar a carapuça, mas já colocando, eu registrei a crise do "blocão" de Sandra Graça (http://baixo-clero.blogspot.com/2008/12/articulaes.html)
e apostei depois na vitória do Padre Roque (http://baixo-clero.blogspot.com/2008/12/padre-roque-ser-o-prefeito.html)
hehehehehe
Bom começo de ano

Marcelino disse...

Ops, Fábio, esta não foi pra vc. Imagina!!!
Na disciplina da política eu sou aluno e vc é professor - vc sabe disso.
Parabéns!
Abraços e conte com a gente!

edson disse...

RONALDO...

Anônimo disse...

Ronaldo

Anônimo disse...

Ops neguinho. se liga politica eo preciso de ajuda para aprender tudo sobre a politica porque. vo fazer prova pro enem esse ano. e se eo não passar vo gritar pra todo mundo ""RONALDO""