domingo, 8 de março de 2009

A TV melhor

Muito bom o assunto tratado esta semana pelo jornalista Carlos Arruda, do blogue “NoMomento”, a respeito da disputa dos jornalismos de algumas emissoras de TVs de Londrina, especialmente os da TV Coroados (Globo) e TV Tarobá (Band).
Vela a pena:

A TV melhor (Por Carlos Arruda)
Faz tempo que as equipes de jornalismo das tvs Coroados e Tarobá travam um duelo em torno do noticiário local.
É no telejornal com as notícias de Londrina e região que as emissoras deixam de lado a programação nacional e padronizada enviadas por suas matrizes e apóiam-se nas próprias forças. Graças às chefias competentes, o telespectador tem levado a melhor nessa disputa.
Fernando Brewilheri acrescentou um novo programa jornalístico à tv Tarobá, de caráter assistencialista e reivindicatório, além de aperfeiçoar a edição do telejornal da casa.
E Ossamu Nonaka está levando a TV Coroados a experimentar uma nova fase, com mais tempo em sua edição local.
É na hora do almoço que as duas equipes mostram o que tem de melhor.
Tradicionalmente, o jornalismo da Tarobá oferecia mais concretude, enquanto o da Coroados, ensanduichado pela apresentação estadual feita em Curitiba, apenas roçava nos assuntos (para desânimo da equipe londrinense).
Isso está mudando.
A Coroados passou a produzir matérias interessantes (algumas de conteúdo regional) que são apuradas com paciência e editadas com criatividade, efeitos sonoros e apoio gráfico. A sensação que fica é de profissionalismo e equipe estimulada. Patrícia Piveta comanda a atração com desenvoltura e confiança.
A marca registrada da TV Tarobá continua sendo o jornalismo plural com o qual se faz diariamente uma espécie de painel informativo quase completo da cidade. Na CNT o telejornalismo foi para o espaço depois da morte do diretor Iremar Lopes. No SBT e Record não há telejornais específicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

sem contar que a menina mais nova a Zanon esta me surprendendo, ela que nao era da area, apresenatava um programa de variedades esta se saindo mto bem......e quem ganha somos nos, que absorvemos mais noticias...

Chico