sexta-feira, 3 de abril de 2009

Será o fim das Ongs?

Olha, não tenho simpatia pelo deputado estadual cambeense Durval Amaral (DEM), mas acho que ele acertou na ideia de se criar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a transferência de recursos públicos, estadual e municipais, para Organizações Não-Governamentais (Ongs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).
***
Uma frase do parlamentar é emblemática: “Por que elas podem receber recursos governamentais se não são governamentais? Quer ser uma organização não-governamental, vai buscar recursos única e exclusivamente na iniciativa privada. Aí, eles terão autoridade para criticar e cobrar posições”.
***
Sempre tive restrições a determinadas Ongs e Oscips, pois um grupo delas existe mais para desviar recursos públicos. Tal grupo suja o nome das demais, pois atuam de forma criminosa e fazem farra com o dinheiro do povo.
Eu, particularmente, gostei do projeto do deputado, embora infelizmente acredite que não vai prosperar por causa das pressões e lobbies políticos.
***
Por falar em Ongs e Oscips, os grandes veículos de comunicação deveriam investigar a atuação de muitos desses organismos. É salutar e faz bem para o leitor, o ouvinte e para o telespectador.

FOTO: Denis Ferreira Netto

2 comentários:

jadilson disse...

tem muita picaretagem nesse meio.

DJANY LUCENA disse...

SOU PSICÓLOGA E TRABALHO EM UMA ONG A "APAC"...BEM SEI QUE EM VÁRIAS DESTAS "INSTITUIÇÕES" A CHAMADA "PICARETAGEM" ACONTECE, MAS HA TB SERIEDADE E COMPROMETIMENTO EM VARIAS DELAS...SERIA MAIS CAUTELOSO E JUSTO QUE HOUVESSE SIM, DE FORMA INCISIVA E ROTINEIRA, UM ACOMPANHAMENTO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS.A VERDADE É QUE FAZEMOS A DIFERENÇA NO TRABALHO DE REINSERÇÃO SOCIAL E ACABANDO COM AS ONGS QUEM DARÁ CONTINUIDADE AO PLANEJADO???NOSSOS REEDUCANDOS ESTARÃO CONDENADOS ANTES MESMO DE SEREM JULGADOS...

DJANY LUCENA
PSICÓLOGA SOCIAL