quarta-feira, 22 de julho de 2009

Povo confia nos jornalistas

Poucos veículos de comunicação de Londrina se deram conta de uma importante pesquisa realizada no começo do mês e divulgada semana passada, na Rádio Paiquerê AM, pelo Colégio Portinari. O levantamento mostra que os meios de comunicação de massa e os jornalistas estão entre as instituições e as classes mais confiáveis para a população.
***
Achei legal e fiquei um pouquinho orgulhoso. E mais ainda quando soube que uma outra pesquisa, divulgada dia 16 pelo “Jornal Hoje”, da Globo, confirmou basicamente os mesmos resultados, só que a nível de Brasil.
***
Na pesquisa da Portinari, as rádios receberam nota 7,3, numa escala de 0 a 10. As TVs, com 7,0; e jornais e jornalismo, com 6,8, também foram bem pontuados. Todos esses seguimentos só perdem para Família, Bombeiros, Igreja e Correios.
No caso da pesquisa mostrada na Globo, deu Bombeiros (95%), Carteiros (90%), Médicos (82%), Professores (81%) e Jornalistas (79%)
***
Acho que faltou a imprensa divulgar mais esses resultados, até com certo destaque. Nem mesmo os blogues diários atentaram-se para o fato.

***
No caso dos jornalistas especificamente, também achei que pouco se comentou nas rodinhas e nos meios formadores de opinião ligados aos profissionais – ainda mais agora que a categoria está precisando de apoio e anda muito carente emocionalmente, depois de moralmente abalada com o fim da exigência do diploma.
***
Não vejo a divulgação destes números como vaidade ou autopromoção. São fatos, ué?

Nenhum comentário: