segunda-feira, 6 de julho de 2009

Quem pegou a gripe suína pode pegar de novo?

Aos poucos a imprensa vai se dando conta de que a Gripe Suína não é lá essas coisas. As pandemias históricas da humanidade, aliás, mostram que esta gripe é bem “vagabundinha”.
***
A temida “Peste Bubônica”, por exemplo, causada por uma bactéria, matou 75 milhões de pessoas no Século 14 – um terço da população da época.
A também temida Gripe Espanhola, por sua vez, levou pelo menos 50 milhões à morte em 1918.
Já a “temida” Gripe Suína causou, até ontem à noite, apenas 429 mortes ao redor do globo – que tem mais de 6 BILHÕES de almas.
***
No Brasil, de quase 200 milhões de habitantes, haviam até ontem 885 casos confirmados – e apenas uma morte. Mas segundo o próprio ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a grande maioria que foi infectada - e identificada desde 8 de maio - já passa bem e muitas já estão até curadas.
***
Acho um erro a autoridade sanitária elevar exponencialmente o número de infectados sem descontar os casos que já não existem mais. O certo era divulgar o “saldo líquido”, sem os ex-gripados.
***
Pior ainda é a imprensa, que de um modo geral não questiona isso. Apenas se passam de “porta-vozes” das autoridades de saúde. Amanhã, pois, veremos que infelizmente o número de infectados vai aumentar, aqui e no mundo.
Quer ver outro exemplo? Quem já pegou a gripe suína e sarou, pode pegar de novo?
Você já viu a resposta desta pergunta em algum jornal, TV, rádio ou internet? Eu procurei e não achei.
***
Liguei para uma amiga do Hospital Universitário daqui de Londrina (que é uma das unidades referências na área) e ela me explicou que quem já teve esta gripe não corre o risco de pegar mais nesta atual onda.
De qualquer forma, é um assunto que precisa ser melhor debatido pelos veículos de comunicação. Há muitas perguntas ainda a serem respondidas.

Para mim, o melhor remédio contra a gripe deveria ser a mídia. Estamos no Século 21, né?
***
Leia mais posts sobre a gripe suína aqui mesmo neste blog.

3 comentários:

Ana Canavezi disse...

...uhhh.. eu mesma não sabia que não existe risco de pegar novamente....ehhehe

Ministério da saúde disse...

Até o momento não existem evidências de que o paciente possa ser contaminado pelo vírus Influenza A(H1N1) mais de uma vez. Porém estudos já estão sendo realizados nesse sentido. Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

Marcelino disse...

QUASE TODOS SARAM

Recebi hoje, no twitter, a seguinte mensagem do Ministério da Saúde sobre a gripe suína (H1N1):

"O ciclo da doença dura sete dias. 99,6% dos casos H1N1 evoluem para a cura."

***
Olha, tenho que reconhecer: esse pessoal técnico do Ministério da Saúde tem mostrado um bom serviço! Parabéns!