terça-feira, 25 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA: são 192 ou são 5?

Veja como é confusa a explicação das autoridades sanitárias em relação ao contágio da gripe suína em Londrina: hoje, até às 16h30, por exemplo, haviam apenas 5 (cinco) pessoas contaminadas por esta incompreendida gripe, mas as autoridades preferem informar que a cidade teve até hoje 192 casos confirmados, dos quais 187 “já foram medicados, curados e liberados”.
***
Ora, se 187 já sararam e até já foram liberados, deveriam estar fora das estatísticas diárias, correto? Eu já comentei aqui esta forma - a meu ver, errada - de divulgar os números.
***
Até para se evitar a propagação do terror desmedido – aliado de primeira hora da histeria coletiva e da paranoia –, o correto seria informar apenas o “saldo” do número de doentes. Mas, não: os entendidos de saúde (e não de comunicação) preferem divulgar a somatória total, que vem desde abril, e assim contribuem para a desinformação e o medo.
E para complicar ainda mais, a imprensa absorve e divulga apenas o número "cheio", do jeitinho que chega no release oficial, e não questiona nada.
***
E já que estamos falando da gripe suína, vamos entrar na campanha contra o caríssimo álcool gel.
Se você está em casa, na escola ou no trabalho, ou mesmo em restaurantes, comércio ou na casa de amigos e parentes, use água e sabão para limpar as mãos. É mais barato e, pode ter certeza, muito mais eficiente no combate ao vírus.
(conheço um lugar onde meia dúzia de funcionários usam e abusam do gel como se este fosse um doce, mesmo tendo três lavatórios ao lado - na média, apenas duas pessoas para cada lavabo. Viraram maníacos. Um absurdo!)

3 comentários:

João Paulo disse...

Em relação a contagem dos casos,um erro desses pode causar um alarde na população 187 casos diários e algo inesplicavél,eu acho que uma das saídas é a prevenção achei esse site que é muito informativo aborda vários temas da a gripe suína www.respostasgripesuina.com.br, em relação ao álcool eu concordo, lavar as mãos com água e sabão também é muito eficiente.

Anônimo disse...

Vimos por meio deste solicitar que seja analisado o edital de comemoração de 75 anos de Londrina que foi aberto com um valor de 200,000,00 e agora o Secretario de Cultura ontem lançou um novo edital, anulando o que tinha divulgado e fixando um valor de 100,000,00 ou seja nos resta a duvida de para onde foi os outros 100,000,00 mil, Londrina precisa de clareza e o povo não pode ser feito de palhaço e o Conselho Municipal de Cultura, será que apenas aprovam o que o secretario aprova ou impoe.

Zé Sérgio disse...

ô anônimo das 02:49, se era 200 e o edital foi cancelado e passado pra 100, significa que os outros 100 foram economizados.