terça-feira, 11 de agosto de 2009

Leite materno não transmite gripe suína

Outro dia eu me questionava se a mãe poderia transmitir o vírus da gripe suína para o seu bebê através do leite materno, e hoje a “Folha On Line”, da Folha de S. Paulo, traz uma entrevista bem feita com a coordenadora dos bancos de leite do Estado de São Paulo, a médica pediatra Maria José Guardia Mattar. Segundo ela, até onde se sabe sobre a literatura em torno da doença, O LEITE MATERNO NÃO CARREGA O VÍRUS e por isso as mães e os bebês podem ficar tranquilos.
***
De acordo com a médica, mesmo que a mulher tenha entrado em contato com um portador do vírus da gripe suína, ou até mesmo suspeite de que tenha contraído a doença, ela não deve interromper a amamentação. “O vírus A (H1N1) não é transmitido pelo leite e o tratamento feito com o antiviral não é contraindicado no período do aleitamento”, diz a reportagem.
***
Segundo a médica, a amamentação funciona como uma forte aliada para prevenir a gripe suína. O leite materno favorece o crescimento e o desenvolvimento, pois protege as crianças e fornece nutrientes vitais, que reforçam o sistema imunológico.

Ouça abaixo a entrevista da dra. Maria José Mattar para a "Folha On Line":

Nenhum comentário: