sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Foz é sempre uma festa (?)

Tenho a impressão – talvez seja só impressão – que eventos realizados em Foz do Iguaçu não são lá tão produtivos, e isso vale tanto para a iniciativa privada quanto para a pública.
***
De todos os que eu fui, vi ou ouvi falar, a grande maioria do público participante fica, sim, ansiosa, angustiada e na expectativa para entrar no clima paraguaio da cidade vizinha de Cidade de Leste. (Sabe para que, né?)
***
Acho que este tipo de abordagem daria uma boa pauta para a imprensa daquela localidade.
Do público convidado para palestras, simpósios ou seminários realizados em Foz, quantos realmente participam intensivamente desses eventos e ficam até o final? Ninguém dá uma “escapadinha” no meio da palestra e vai para o Paraguai?
***
Não é por nada não: quando o evento é uma promoção de alguma empresa privada, problema da empresa; mas quando é patrocinado pelo Governo ou por alguma empresa pública, a coisa muda de figura.
Trata-se de uma questão cultural e pessoal de cada participante “público” que se ausenta dessas promoções e viaja até a cidade fronteiriça apenas para festar e aproveitar a oportunidade, mas também é uma questão de responsabilidade dos organizadores. Precisa haver respeito e bom senso no uso do dinheiro público.

Nenhum comentário: