sábado, 10 de outubro de 2009

Quais são os postos ‘sujos’?

Nove pessoas que estão sendo encaradas como “quadrilha” foram presas ontem pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) e pelo Ministério Público de Londrina por supostamente “fabricarem” e comercializarem gasolina adulterada. Alguns deles inclusive têm postos de combustíveis em Londrina e na região.
***
A mídia local deu a notícia, certo. Mas até agora não vi quase ninguém mencionar o nome dos envolvidos e, pior, não citaram o nome dos postos que vendem a gasolina suspeita. Também não entrevistaram o “outro lado”, os acusados. Por enquanto, só ouvi a CBN AM Londrina citar alguns nomes, assim como vi no site do Jornal de Londrina.
***
Sonegar o nome dos envolvidos não é um demérito apenas da imprensa local. Acontece também a nível nacional, infelizmente. Falta coragem.
***
Talvez a autoridade policial não possa citar os nomes, mas a Constituição garante ao bom jornalismo investigativo a menção dos ditos cujos. Faltou isso mais uma vez.
Pior para nós, otários consumidores. Agora, quando eu for abastecer o meu carro vou ficar desconfiado do posto. Os bons empresários também “pagam o pato”.
***
Não e a primeira vez que abordo esta questão no blogue. Um exemplo, aqui.

Nenhum comentário: